Imprimir esta página

Surf em Itacare

Avalie este item
(0 votos)

Itacaré: a capital do surf baiano

Cidade do surfe, Havaí baiano, paraíso das ondas, meca do surfe. Seja qual for o apelido, uma coisa é certa: Itacaré se destacou no cenário mundial pelas boas ondas cercadas por uma natureza exuberante e se tornou o palco mundial do surfe na Bahia.

As ondas em Itacaré são boas para a prática do surfe durante todas as estações do ano: possuem boa altura no verão, mas é no inverno que atingem a melhor forma. De junho a setembro, elas podem chegar a 3 metros. A dica é do presidente da Associação de Surf de Itacaré, Miguel Reis, 39 anos. Nativo da região, onde surfa desde os 13 anos, ele afirma que há praias para todos os níveis. Para os iniciantes, vale fazer aulas em algumas das escolas da cidade. Para os mais experientes, as ondas "quilométricas" da Boca da Barra são um atrativo a mais.

Todos esses encantos naturais são reforçados pelos eventos de surfe que ocorrem durante o ano. Rolam desde campeonatos locais, como também as competições estrangeiras e nacionais de maior porte,

Praias do surf

Praia com onda em Itacaré é fácil de encontrar. Difícil é escolher. Cada uma tem sua característica própria. O Guia do Litoral conversou com surfistas da região e fez uma lista dos três melhores picos do surfe.

Tiririca - A pequena praia fica bem próxima ao centro da cidade e é o principal point dos surfistas. Tem ondas durante todo o ano, com formações constantes e tubulares. As ondas fortes e cavadas atraem surfistas de todo o mundo. É por isso que Tiririca se tornou o palco de quase todas as competições que acontecem na região.

Engenhoca - Mais afastada do centro da cidade, é uma combinação de boas ondas e natureza semi-virgem. Com a beleza do local e a garantia de ondas fáceis e manobráveis, é ideal para quem está começando no esporte.

Boca da Barra - é uma das poucas praias que não tem onda durante o verão. O espetáculo aí acontece no inverno, quando ondas quilométricas surgem no encontro do Rio de Contas com o mar. Os bancos de areia proporcionam a formações de ondas extensas e perfeitas, que podem durar até mais de dois minutos. Uma dica de surfista: "na Boca tem uma das ondas mais longas do país. Mas não é sempre que elas aparecem. Quem vem atrás dessas ondas não tem garantia nenhuma que irão encontrar.

Aos surfistas novatos, um aviso: a Boca da Barra é famosa também por sua correnteza forte e ondas grandes. Essa combinação pode ser um risco para os iniciantes.

Aos que tiverem mais tempo para descobrir Itacaré, vale a pena conferir as fortes ondas da Prainha, acessível somente por uma trilha de 40 minutos através da mata atlântica; ou curtir a bela Ribeira, a última das praias próximas ao centro da cidade. Outra opção é ir mais longe até Serra Grande, aproveitando a bela vista do alto, ou fazer uma caminhada para chegar à deserta Jeribucaçu.

Deixar seu comentário

Post comment as a guest

0
  • Nenhum comentário encontrado